Demonstração
15 de junho de 2021

Entenda a importância da padronização de processos no centro de controle ferroviário



Digitalizar e inovar são palavras de ordem no mundo corporativo atual. Os centros de controle operacional tornam-se o ponto focal da padronização de processos, na busca pelos melhores resultados.

No caminho para uma gestão ferroviária com alto desempenho, o Centro de Controle Operacional Ferroviário, também chamado de CCO, é local de inovações cada vez mais imprescindíveis para operações ferroviárias que buscam a otimização do uso de seus ativos.

Dessa vez vamos explorar os benefícios de padronizar planos de tráfego e de reações a incidentes no seu centro de controle, e como isso repercute em toda sua malha ferroviária.

O que a padronização de processos no centro de controle resolve?

Um dos principais benefícios colhidos pelas operações ferroviárias que utilizam nossa solução, o Rail Movement Planner™, é a elaboração de planos de tráfego automatizados, deixando ao controlador o papel de validar e executar a estratégia. Com sua carga de trabalho reduzida, o conhecimento em avaliar um plano de circulação assertivo se torna mais utilizado do que o de elaborar um gráfico de trem.

A partir do momento em que a elaboração do plano em si vem de uma única fonte, o sistema da Rail Movement Planner™, e segue as mesmas regras e princípios, a partir do Adaptive Engine, a qualidade geral do trabalho no CCO aumenta. Os ganhos se tornam perceptíveis para toda a malha ferroviária.

Essa expertise em reconhecer táticas adequadas, executá-las e adequá-las à realidade é mais facilmente transmitida entre profissionais do que o grau de intuitividade e raciocínio abstrato que requer arquitetar um plano do zero.

O valor das regras operacionais e reações

A padronização da elaboração de planos de tráfego por meio dessa solução garante que as mesmas regras operacionais sejam seguidas – e permite que as reações a incidentes sejam melhoradas.

Ao lidar com incidentes, como um atraso ou interrupção em uma porção da malha, por exemplo, o profissional do CCO precisa lidar com informação limitada e fazer previsões a respeito de quais as melhores decisões a serem tomadas. Novamente, ao eliminar a variabilidade entre profissionais, o sistema faz com que as mesmas informações sejam usadas para elaborar planos reagindo a incidentes – dando ao controlador do CCO mais tempo para focar nas consequências desse plano e demais fatores decisivos.

Essa é a base de atuação do nosso sistema de planejamento de tráfego de trens em tempo real. Ele foi construído a partir de conhecimentos ferroviários práticos e conceituais para levar mais produtividade e eficiência para a operação da malha ferroviária. Em apenas alguns segundos, é possível gerar planos eficazes para a circulação de trens. E o processo de melhoria é contínuo.

Machine Learning é o próximo passo

Uma das funcionalidades em desenvolvimento para o Rail Movement Planner™ é um módulo que analise os movimentos reais dos trens – observados e medidos pelo histórico de movimentos deles, e seu comportamento na malha – e adeque os planos futuros a esse comportamento.

Em vez de se basear apenas a planilha de referência para cada tipo de trem e seus dados, o sistema poderá “aprender como cada trem específico (e seu maquinista) se comportam na malha em tempo real. Isso se traduz em planos ainda mais precisos, e melhora a capacidade de tomada de decisão no CCO.

Portanto, se você está à procura de uma solução flexível e adaptável a qualquer ferrovia, desenvolvida com tecnologia de ponta, com atualizações constantes e suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, conheça o nosso trabalho. Somos a transformação que gera eficiência total aos centros de controle ferroviário ao redor do mundo.

Somos a Rail Movement Planner™.





Quer saber mais?


Cadastre-se em nossa Newsletter!



97 − = 89


™ Marca registrada no Brasil, nos Estados Unidos, na Austrália, no Reino Unido e na União Europeia

O Rail Movement Planner™ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio do processo 2017/20520-0, para o desenvolvimento comercial do Rail Movement Planner™ e o seu componente Meta-Planning Engine no mercado global.


As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste site são de inteira responsabilidade do Rail Movement Planner™ e não necessariamente refletem a visão da FAPESP ou FINEP.

shares