Gerencie filas em terminais e reduza paradas de trens!
Um dos grandes problemas do planejamento da malha ferroviária é gerenciar a formação de filas – e evitar ao máximo paradas desnecessárias dos trens.
Locomotivas em espera, atraso nos carregamentos e descargas, impactos nas equipagens e seus consequentes custos são apenas algumas das preocupações de um Centro de Controle, que além da responsabilidade gerenciar o processo, ainda precisa manter todas as demais áreas informadas.
Embora a formação de filas seja evitada a todo custo, a possibilidade de sua formação está sempre presente, exigindo um intenso trabalho operacional para que seus impactos sejam mitigados. Nesse contexto, o Rail Movement Planner™ se apresenta como uma solução especializada no gerenciamento não apenas do fluxo ferroviário, mas também da formação de filas de trens nos terminais.
A resposta do Rail Movement Planner™: planejamento inteligente
Com sua interface gráfica intuitiva, o RMP permite ao Centro de Controle analisar potenciais formações de filas, além de automaticamente sugerir a priorização de determinados trens e reduções de velocidades em outros a fim de evitar paradas e outras ineficiências na operação – tudo isso em tempo real.
Graças à fácil visualização do planejamento no gráfico da solução, os controladores têm a possibilidade de analisar cenários futuros, tomando decisões antecipadas e assertivas com uma visão otimizada para todo o negócio.
Em cada análise da situação dos terminais e da possibilidade de geração de filas, o RMP leva em consideração diversas variáveis como o peso dos vagões, a potência das locomotivas, o tempo estimado de carga/descarga e eventuais paradas de manutenção dentre outras, de forma que o plano produzido proporcione menos paradas de trens evitando assim, gastos desnecessários.
E quanto aos imprevistos?
Mesmo as operações mais otimizadas estão sujeitas a imprevistos – sejam problemas com a via permanente ou com o desempenho de trens. Nesses casos, o Rail Movement Planner™ também ajuda todas as equipes envolvidas!
Além de facilitar a visualização das consequências desses problemas, a solução auxilia na determinação de planos para que os impactos sejam minimizados – auxiliando assim tanto a manutenção quanto a operação.
Além disso, a ferramenta está sempre atenta ao comportamento dos terminais, absorvendo suas informações de forma dinâmica e disponibilizando-as a todos que as necessitem. Assim, não é mais necessário avisar constantemente se haverá filas ou atrasos pois os responsáveis podem se programar preventivamente conforme recebem as informações em tempo real.
A ferrovia é um organismo vivo e não pode parar, e aí está o papel do Rail Movement Planner™: organizar a malha ferroviária da maneira mais otimizada possível, evitando filas e/ou trens parados.
Para saber mais sobre o Rail Movement Planner™ ou agendar uma demonstração da solução no seu Centro de Controle, fale conosco!