Meta-Planning Engine: o grande complemento para o Rail Movement Planner™
Na malha ferroviária, os custos envolvidos em uma operação são extremamente altos. Como? Em uma ferrovia há vários trens circulando todos os dias e todas as horas. Em um determinado trilho existem dois trens que vêm em sentidos opostos e, claro, eles não podem se chocar. Então é preciso decidir quem terá prioridade e poderá passar, e quem, consequentemente, terá de parar. Mas esse processo de parar um trem demora e com isso perde-se muito tempo, desgastam-se as rodas e os trilhos, além de haver uma grande perda de combustível – tanto para sair quanto para parar. Ou seja, perde-se muito dinheiro, já que esse tipo de processo e os ativos são expressivamente caros!
Tudo isso poderia ser evitado com um bom plano de circulação – que o Rail Movement Planner™ é capaz de fazer. Afinal, com o planejamento da malha ferroviária, o sistema consegue maximizar o uso desses ativos. Além disso, um plano ajustado às necessidades da ferrovia pelo Rail Movement Planner™ garante o cumprimento das metas de produção, manutenção do material rodante e da própria malha ferroviária.
Meta-Planning Engine: a evolução do Rail Movement Planner
Para tornar a ferramenta ainda mais objetiva e certeira, o Rail Movement Planner™ ganhou um novo complemento: o Meta-Planning Engine, uma iniciativa da Rail Movement Planner™ para garantir que o sistema também seja eficaz ao produzir uma resposta de planejamento, ajustada a cada nova situação da malha ferroviária e do material rodante. A ideia é que esta nova versão calcule o tempo todo e só pare e comece de novo quando ocorrer uma mudança na ferrovia.
Por exemplo, ocorre um acidente de trem ou a queda de um trilho e com essa interrupção existe a necessidade de parar a circulação – surgindo uma situação adversa. O Rail Movement Planner™ consegue resolver 95% do problema sozinho, mas não 100%, porque ele não é capaz de “pensar” de uma forma totalmente diferente do plano inicial. Com isso, ele precisa de uma ajuda e é aí que entra o Meta-Planning Engine, para “pensar” de maneira oposta.
Essa nova função será um especialista para qualquer cenário da ferrovia, além de resolver os problemas de uma forma rápida e em tempo real, produzindo melhores resultados – sem impactos no tempo de execução percebido pelo usuário final.
Parceria com a FAPESP
O Meta-Planning Engine – novo complemento do Rail Movement Planner™ – surgiu de uma parceria de sucesso com a FAPESP, que fomenta a pesquisa de desenvolvimento tecnológico em São Paulo. A organização conta com renomados professores de universidades públicas, que aprovam ou não os trabalhos enviados.
Essa enorme conquista da Rail Movement Planner™ deve-se ao mérito do projeto Meta-Planning Engine e de toda a história da empresa!