Resolvendo enfileiramentos de trens com o Rail Movement Planner™
Como planos de tráfego inteligentes podem prevenir paradas desnecessárias, ordenar chegada de trens e garantir uma melhor eficiência operacional.
Enfileiramento de trens em terminais é um dos grandes problemas enfrentados por ferrovias ao redor do mundo. Essas filas representam não só atrasos em cascata como um desperdício de recursos – trabalhadores em espera, vias sem circulação e maquinário de carregamento/descarregamento operando abaixo da capacidade esperada. E, tudo isso, se converte em milhares – e até milhões – de dólares em prejuízos acumulados por ineficiências sistêmicas.
Prevenir filas no planejamento é mais do que uma boa prática, mas uma prioridade para diversas operações. Uma fila de trens implica em múltiplas paradas desnecessárias, resultando em desgaste excessivo nos ativos e maior consumo de combustível com arrancadas adicionais. Para cada fator da operação, o enfileiramento causa atrasos, ineficiências e desgastes que poderiam ser evitados.
Usando planejamento inteligente, o RMP procura soluções que previnam a parada em fila enquanto atende a outros objetivos do plano de tráfego. Caso a chegada de um trem em determinado terminal inicie uma fila, os algoritmos de planejamento reduzem sua prioridade – fazendo-o diminuir a velocidade e perder em cruzamentos. Como consequência, esse trem se atrasa um pouco (afinal, chegar cedo apenas criaria uma fila maior), mas a circulação dos demais trens é melhorada.
Visto que os planos de tráfego do RMP focam no aspecto macro da operação, é realizada essa troca entre prioridades e cruzamentos com o objetivo de promover um fluxo de trens mais regular e com menos paradas desnecessárias.
Conte com a Rail Movement Planner™™ para resolver todos os impasses em sua operação!