RMP e produtividade: amplificando o desempenho da sua equipe
Identificar, consolidar e avaliar o desempenho dos profissionais envolvidos com a operação é de extrema importância para a ferrovia, contribuindo diretamente para a produtividade e resultados do negócio através de melhorias contínuas.
Muitas vezes os dados que poderiam ser utilizados para tais avaliações deixam de ser utilizados devido à dificuldade em obtê-los, organizá-los e gerar análises que levem a conclusões úteis. Desse modo, ficaria possível estruturar treinamentos e rever procedimentos de forma crítica e objetiva, com foco na geração de valor.
O Rail Movement Planner™, através do seu papel de concentrador de informações associadas à operação muitas delas conectadas com os diversos sistemas existentes no Centro de Controle, detém e é capaz de fornecer uma série de dados e informações de extremo valor para as ações de melhoria de desempenho.
Mas como avaliar o bom desempenho, e por quê?
Ao comparar desempenhos de diversos profissionais e identificar quais deles apresentam melhores práticas e hábitos mais eficientes, pode-se elaborar treinamentos para melhorar processos e alinhar a equipe com esse padrão mais elevado.
Como exemplo, podemos pensar em maquinistas conduzindo trens, e como pode-se detectar qual deles apresenta desempenho melhor num dado trecho da ferrovia. Mesmo diferenças minúsculas na condução podem impactar significativamente no desgaste de ativos, consumo de combustível e tempo de percurso – e identificar quais as melhores práticas para cada trecho possibilita que esse conhecimento seja repassado aos demais maquinistas, gerando melhoria na operação como um todo.
E tem mais! Essas avaliações trazem benefícios não apenas para os resultados da operação, mas para que o trabalho possa ser feito da maneira mais adequada.
Como principais ganhos, destacam-se a possibilidade de contribuir para condições melhores de trabalho, promovendo mais saúde, menos estresse, redução de horas extras e até atribuir tarefas mais adequadas às habilidades e diferenciais de cada um.
O conjunto desses benefícios melhora a aderência da tomada de decisões e permite muito mais flexibilidade para o desenvolvimento de boas práticas que sirvam de alicerce para novos planos de tráfego.
Como o Rail Movement Planner™ pode guardar essas informações todas, fica viável tratá-las de modo a gerar relatórios de desempenho e criticá-los em prol da produtividade. A maximização de ativos não se dá só com trilhos, locomotivas e sinalização: dá-se, também, através de melhorias na produtividade das pessoas envolvidas na operação.